23 fevereiro 2017

Happy B-Day Dakota Fanning. Nossa Eterna Jane Volturi

Hannah Dakota Fanning (Conyers, 23 de fevereiro de 1994) é uma atriz norte-americana. Aos sete anos, seu desempenho no filme de 2001 I Am Sam lhe rendeu uma indicação ao Screen Actors Guild Award, em 2002, fazendo dela a candidata mais jovem da história. Como atriz infantil, ela passou a aparecer em filmes de alto perfil, como Man on Fire (2004), Guerra dos Mundos (2005) e A Menina e o porquinho (2006). 
Seu pai, Steve Fanning, era jogador de beisebol e atualmente trabalha como empresário em Los Angeles.
Sua mãe, Joy Fanning, era jogadora profissional de tênis. Ela queria colocar o nome "Hannah", mas seu pai queria "Dakota", então ficou Hannah Dakota Fanning, que ela usa entre amigos e família. Dakota tem uma irmã menor que se chama Elle Fanning e que atua em alguns filmes ao seu lado.
Quando era mais nova, frequentava um teatro, onde apresentava semanalmente uma peça para os pais. Os organizadores logo reconheceram o talento de Dakota e aconselharam seus pais a procurarem um agente.
Iniciou a carreira aos cinco anos, trabalhando em comerciais. Aos oito anos, tornou-se a mais jovem indicada ao Screen Actors Guild Awards por sua atuação em I Am Sam
Seguiram-se aparições nas séries E.R., Ally McBeal, CSI: Crime Scene Investigation e Spin City, até Dakota estrear no cinema, com apenas seis anos, no filme I Am Sam, em 2000. Em 2004, interpretou a pequena Lupita Martin Ramos ao lado de Denzel Washington, em Man on Fire.
Dakota Fanning em Londres na première de Guerra dos Mundos (19 de Junho de 2005).

Em 2005 também teve papel de destaque no filme Dreamer e, em 2006, no filme Charlotte's Web. Já vivendo em Los Angeles, Dakota atuou em inúmeras produções, incluindo a participação na série produzida por Steven Spielberg Taken e uma pequena aparição em Friends, na qual interpretou a menininha Mackenzie. Em 2005, estreou três filmes: Hide and Seek, Nine Lives, War of the Worlds e uma dublagem para a animaçãoLilo & Stitch 2: Stitch Has a Glitch.

Em 2009, já adolescente, interpretou a vampira milenar Jane Volturi em New Moon, a segunda parte de Twilight e dublou Coraline Jones em Coraline e o mundo secreto Em 2010, gravou Eclipse, terceira parte da série, na qual interpretou a mesma personagem. Dakota interpretou a cantora Cherie Currie em The Runaways, ao lado de Kristen Stewart (que interpreta Joan Jett), sua companheira em New Moon, Eclipse e Breaking Dawn – Part 2.
Sua voz ficou conhecida na América do Norte por fazer a personagem-título no filme Coraline.

Em 2009 foi considerada pela revista Forbes como a segunda atriz mais rentável do cinema. É membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, tendo assim direito a votar no Oscar. Está na lista das 50 melhores atrizes do mundo, na lista oficial de Oprah Winfrey. Em setembro de 2010, posou para a revista Dazed & Confused.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Image and video hosting by TinyPic