26 julho 2013

Artigo: Oque faz Robert Pattinson ser tão Elegante

Entre tabelas classificativas das celebridades masculinas mais bem vestidas será preciso um barômetro para determinar o nível de atitude dos homens com estilo?

A ascendente estrela de Crepúsculo, Robert Pattinson, que se manteve no top cinco da lista de Best Dressed da GQ desde que venceu em 2010, faz com que esperemos por alguém que está geralmente fotografada vestindo jeans, t-shirts e bonés. Mas é difícil dizer.

E o vencedor é ...

Seria ingênuo pensar que as listas dos melhores vestidos foram concebidas em seus vários formatos - ... de um país, ... do mundo, ... entre as celebridades, ... entre Joes e as mídias - como um esforço puramente jornalístico, para gravar, no presente e posteridade , um preciso relato cronologicamente específico sobre o estado da moda masculina. Mas há um número crescente de indicações que sugerem que as melhores listas de melhores vestidos são concebidas quase que exclusivamente para impulsionar assinaturas de revistas, criando uma tempestade na mídia social de comentários e debates. Para começar, a apresentação das listas dos melhores vestidos tornou-se muito menos importante nos últimos anos. Algumas são mesmo bem-humoradas, ou tentam ser, como a da Esquire '75 Best Dressed Of All Time' que foi coberta e apresentada por duas opções de possíveis bons humoristas, o homem das cavernas e o herói iconográfico da revista, Esky. Em 2010, a lista dos Melhor es Vestidos anual da GQ classificou o fantástico Mr Fox na quarta colocação entre os cem. O uso do humor para fazer moda masculina parecer um presságio menos mau para a opinião dos questionadores e o medo pode até ser útil, mas comentaristas (sim, o truque de mídia social tem funcionado) têm sido rápidos em argumentar que isso faz com que as listas de pareçam artificiais. Ou, pelo menos, mais artificiais do que já são.

Este comentário não é tão cínico quanto parece. Dentro das listas dos melhores vestidos há sempre uma correlação evidente entre o barulho da mídia em torno de uma celebridade em particular e sua posição na melhor liga dos bem vestidos da moda masculina, quanto maior o nível de atenção em torno do indivíduo, maior será a posição que eles são suscetíveis de atingir na lista do ano . O grupo pop britânico do todo-macho Take That é um caso a se pensar.

Em 2010, eles saíram do nada para ser classificados em segundo lugar na lista dos 'Best Dressed' da GQ. Dificilmente é coincidência que este era o mesmo ano em que eles fizeram a sua reunião de quinze anos. [I] Nem é realmente surpreendente que o boy band de meia-idade ficou em segundo lugar na lista de Robert Pattinson. O ator britânico estava no centro das atenções da imprensa após o lançamento do terceiro filme da série Saga Crepúsculo, o primeiro e o segundo filme foram liberados em 2008 e 2009, respectivamente. Pattinson subiu notavelmente trinta e oito posições da lista de 2009 dos bem vestidos para recolher o prêmio em 2010.

Para escolher corajosamente

A vitória de Pattinson revelou também a importância crescente das atuações em grandes produções para o campeonato da alfaiataria. Em 2010, Pattinson foi o único ator a figurar no top cinco. Na lista de Best Dressed para 2013, todos os cinco primeiros colocados são estrelas de cinema. E eles são um tipo particular de estrela de cinema. Nerds. Todos os melhores atores vestidos apareceram em um grande filme de ficção científica ou de uma série de televisão no último par de anos: Tom Hiddleston (Avengers Assemble, 2012; Thor, 2011), Robert Pattinson (A Saga Crepúsculo, 2008-2012), David Tennant (Dr. Who (BBC TV), 2005-2013) e Benedict Cumberbatch (Star Trek Into Darkness, 2013). A predominância de grandes estrelas entre os premiados este ano no Best Dressed não é realmente atípica. Os três atores no top cinco do ano passado também estrelaram em um recente filme de ficção científica ou uma série de TV: Matt Smith (Dr. Who (BBC TV), 2010-2013), Robert Pattinson (de novo) e Andrew Garfield (The Amazing Spiderman, 2012 ). O tema também é evidente dentro dos selecionados no melhor vestido de 2011; Aaron Taylor-Johnson (Kick Ass, 2010), Nicholas Hoult (Clash of the Titans (2010), Fable III (vídeo game) (2010) e Robert Pattinson (de novo!) .

Modo à la Robert Pattinson

As conexões de cortesia entre moda e cinema têm sido notadas, mas parece que as estrelas de cinema têm uma maior probabilidade de aparecer nos escalões superiores de listas de bem vestidos, além de cantores, esportistas e modelos. Mais uma vez, o melhor vestido Robert Pattinson poderia explicar o porquê de ser tão bem sucedido. De acordo com as jornalistas Mary Fischer e Adam Fox, foi a capacidade de Pattinson em vestir-se com esmero para eventos de tapete vermelho, onde foi amplamente fotografado em ternos azuis e cor de vinho, que garantiram seu sucesso. O grande interesse da mídia em torno desses eventos e a transmissão viral das fotografias e comentários gravados no evento, parecem ter criado uma espécie de cegueira imediata para as indiscrições indumentárias normais de Pattinson. Enquanto músicos e modelos que têm eventos de grande visibilidade, em nada concorrem com o lançamento de um sucesso de milhões de dólares. Além disso, a roupa tem um papel importante na caracterização dos atores. Isso não é tão verdadeiro em músicos, esportistas ou modelos.

Como uma estrela extremamente bem sucedida na franquia de filmes de ficção, Robert Pattinson parece poder ter o vento sob suas asas. Sua aparição durante três anos no top cinco dos melhores vestidos da GQ parece quase inevitável. Mas houveram outros filmes de ficção científica, muitos com mais arrecadação em bilheterias e com credibilidade cinematográfica entre 2010 e 2013 do que os filmes de Crepúsculo. Houve também um grande número de atores masculinos que poderiam, em face disso, estar em colocações melhores, ou pelo menos ter um sucesso mais consistentese comparados a alfaiataria de Pattinson durante o mesmo período, por exemplo, Chris Pine e Zachary Quinto (Star Trek), Jake Gyllenhaal (Príncipe da Pérsia: Source Code), Robert Downey Jr. (Homem de Ferro Avengers Assemble), Cillian Murphy (The Dark Knight Rises, TRON: Legacy, o começo), para citar apenas alguns.

Então, por que Robert Pattinson?

O paradoxo de Gosling

Uma resposta possível é sugerida por Adam Fox, que sugere que Pattinson é o homem comum, "uma mistura de seu gorduroso e indomável penteado, juntamente com o seu amor por roupas discretas - jeans e camisetas com estampa combinadas com casacos ou jaquetas - isso é apropriado para seu estilo de vida descontraído. " Ao mesmo tempo, no entanto, como já foi referido, Pattinson é capaz de mudar as coisas e reformular-se de forma impressionante para eventos de tapete vermelho. Seu estilo é versátil e provavelmente reflete a maneira que muitos homens (e mulheres) tem se vestido, casual e confortável para uso diário, elegante e sério para ocasiões formais. A versatilidade da alfaiataria foi também um marco de ícones masculinos do passado, talvez mais notavelmente em Steve McQueen. Mas mesmo assim há problema, porque as múltiplas abordagens de Pattinson ao se vestir são adotadas por uma outra notável celebridade de Hollywood, Ryan Gosling, que começou a se destacar nas manchetes por seu look casual e cuidadosamente despenteado. Gosling também recebeu o reconhecimento em melhores listas "Best Dressed", embora ele ainda tenha que competir com Pattinson por toda a longevidade.

Mas se há algo que Pattinson tem mais de Gosling, é a sua vulnerabilidade. E eu acho que isso é fundamental para compreender seu estilo ao vestir-se. Gosling pode adotar o look nerd chique, mas qualquer homem que tenha visto o trailer de Gangster Squad pode sentir que é apenas isso, um look. Em contrapartida, os papéis nervosos, vulneráveis, não-conformistas e até mesmo simples que Pattinson tem desempenhado até agora - mesmo em Cosmopolis, com seu caráter rico e bem sucedido mostra que Pattinson é frágil - parece se encaixar com seu personagem, ser um jovem que não parece particularmente atlético. Simples, quase indiferente, a abordagem de Pattinson se vestir, realmente não parecem refletir as circunstâncias amplamente divulgadas na vida. Isso é algo que os homens parecem apreciar, todos tem especialmente traços semelhantes que são evidentes entre os outros cinco melhores finalistas da competição do Melhor Vestido da GQ. O modelo David Gandy pode parecer uma exceção, mas ele tem um blog sobre cães (ele é o primeiro embaixador de Battersea Dogs and Cats Home) e é conhecido por seu amor por carros, ele é, portanto, por muitos considerado o "modelo de homem ' .

Um modelo adequado

Que os homens devem estar interessados no caráter de seus modelos de vestuário não é tão surpreendente quando se considera que a roupa masculina é notavelmente homogênea. No trabalho, roupa masculina é baseada em torno da ação, e tem sido nos últimos 200 anos, no lazer, roupa masculina é baseada em jeans e camisetas ou blusas (há alguma variação sazonal). Como a maioria dos homens são parecidos, suas personalidades vão assumir, quase que invariavelmente maior importância, caso distinções individuais devam ser feitas. A maioria dos ícones de estilo masculinos são lembrados tanto por seus personagens exuberantes e influentes quanto seu estilo informal, pensando em Beau Brummell, Fred Astaire, Gary Cooper, o duque de Windsor, David Bowie, David Beckham, para citar apenas alguns. Dos ícones do passado, muitos comentaristas comentam sobre quão "genuínos" ou "autênticos" pareciam. Em parte, isso acontece porque a falta de meios de comunicação sociais fizeram com que os escândalos envolvendo celebridades do passado não atingissem a imprensa, da mesma forma que o fazem hoje, mas talvez seja porque o personagem por trás do vestuário é importante para os homens.

Dentre suas concepções dos ícones de estilo dos homens, John Sims observa que grande parte do guarda-roupa dos homens são feitos de peças chaves, cores aceitáveis, silhuetas padrão - tem sido em grande parte o mesmo seguimento para talvez um século ou mais 'Falar de mudanças dentro de roupa masculina, é consultar a 'um livro em avanço evolutivo lento, em vez de ... procurar por declarações arrebatadoras. " A maioria dos homens são, portanto, ansiosos em sair e fazer uma demostração de seu vestuário ousado. Se o fizerem, é geralmente porque eles viram um amigo ou colega fazê-lo em primeiro lugar, e as chances são de que este amigo ou colega esteja se adaptando a algo que ele viu em um desgastado ator masculino na tela ou em uma fotografia do Tumblr e Instagram. Mas se a estrela masculina for amplamente referenciada porseu estilo - ou qualquer outra coisa,relacionada - é evidentemente importante que ele seja confiável e compreendido pela primeira vez. Estar em um grande filme também parece ajudar. A ansiedade que os homens sentem sobre suas roupas aparentemente é amenizada se recebem, ou se forem adaptadas através de dicas indumentárias de alguém que eles acham que podem confiar, e quem melhor do que alguém que eles percebem ser como eles? Isso não parece ser um fator tão importante no estilo das mulheres, o que tende a mudar com mais freqüência.

Tudo em tudo, então, não é de estranhar que Robert Pattinson tenha durado tanto tempo na melhor liga de moda masculina da GQ. Também parece que além dos truques a lista dos melhores vestidos revela algo bastante significativo sobre o estado de estilo dos homens. Mesmo se eu não aprovar muito o uso dos jeans e camisetas.

Fonte || Via || Via/Trad

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Image and video hosting by TinyPic