05 março 2014

(Novo Review) 'Cosmopolis' : Um grande exemplo do fator Cronenberg e Pattinson


Na semana passada eu escrevi sobre Upside Down e eu disse que era muito interessado em estilo, ao invés de história ou personagem. Cosmopolis poderia facilmente ter sido a mesma coisa, mas tinha algo que Upside Down não tinha : a mão firme do diretor experiente David Cronenberg (A Mosca, Senhores do Crime). 

Cosmopolis é 80 por cento de estilo, 25 por cento personagem, e 5 por cento história. A história é bastante simples. Isto é o que lhe salva de se tornar uma bagunça completa. O figurão Jovem e magnata da tecnologia, Eric Packer (Robert Pattinson) quer um corte de cabelo em toda a cidade. Então, ele vai e obtém um. No caminho ele encontra tumultos, engarrafamentos, a possível queda do capitalismo, e em repetidas ocasiões, sua esposa, que se recusa a ter relações sexuais com ele. Há também uma possível ameaça à vida de Packer, onde ele sente que não vale a pena perder um longo corte de cabelo.

As pessoas morrem, tem um monte de sexo, há um exame de próstata na parte de trás de uma limusine, e muita conversa sobre o capitalismo, a filosofia e a morte. Tudo culmina em uma cena muito assustadora entre Pattinson e Paul Giamatti em que ambos os atores brigam no parque. É uma mistura na mente do começo ao fim, e eu tenho certeza que esse é o ponto. 

Este é um filme sobre um homem que conseguiu tudo o que sempre quis em uma idade muito jovem e agora só é capaz de contemplar o fato de que ele vai envelhecer, adoecer e, eventualmente, morrer como todos os outros. Ele é atormentado por lembranças constantes de sua própria mortalidade e da natureza frágil do seu sucesso. Packer é um carro em velocidade sobre um grande pedaço de gelo, e nós estamos apenas observando-o sair do controle em câmera lenta.

Eu não vi Robert Pattinson em qualquer coisa antes, mas este filme me faz acreditar que ele tem o que é preciso para ficar e se tornar uma das potências em Hollywood. Ele cria um personagem amoral do tipo que eu não vi desde o retrato de Christian Bale de Patrick Bateman em American Psycho, mas Pattinson mostra um nível extra de seu caráter que Bateman nunca teve. Sempre que Bateman pensa ser inteligente, Packer é realmente muito inteligente. Podemos ver as rodas constantemente girando em sua cabeça, mesmo quando ele se envolve em tarefas mais mundanas. É desanimador para dizer o mínimo. 

Eu nunca diria que Cosmopolis é um bom filme, mas a direção firme de Conenberg combinada com algumas performances verdadeiramente excêntricas mantem o filme interessante em todas pares. Acho que valeria a pena assistir, mesmo que você provavelmente nunca mais vá querer vê-lo novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Image and video hosting by TinyPic