23 outubro 2015

Entrevista: Robert Pattinson a caminho de uma carreira sólida

"Dennis Stock foi, nas primeiras versões do roteiro, uma pessoa absolutamente insuportável. Desses idiotas eu gosto. E eu estava interessado em sua situação." Robert Pattinson.

Robert Pattinson com a saga "Crepúsculo" se tornou uma estrela e conquistou os corações dos adolescentes. O britânico, de 29 anos, tem usado sua fama para construir uma carreira sólida. No filme épico de Werner Herzog "Queen of the Desert" ele interpreta Lawrence da Arábia, 
no filme biográfico "Life" de Anton Corbijn - o fotógrafo Dennis Stock, que tirou as fotografias bem conhecidas de James Dean na Times Square de Nova York, e fez de James Dean uma lenda.

Você veio com uma barba para participar do festival (Berlinale). É este o seu novo visual?

Não. Eu estou filmando "A Infância de um Líder" de Brady Corbet, um filme muito especial para o qual eu tive que deixar minha barba crescer.

Você esteve relutante em assumir o papel de Lawrence da Arábia?

De modo nenhum. Eu queria trabalhar com Werner Herzog. Quando ele me contatou quatro anos atrás, eu era viciado. Lawrence da Arábia é de fato uma pessoa fascinante. Claro que era claro para mim que eu tenho que fazer a comparação com Peter O 'Toole. Eu não tenho pressões de mim mesmo sobre ele. Ele permanece fora de alcance.

Foi o mesmo sobre 'Life'?

Eu gostei muito de "Control" e estava curioso sobre Anton Corbijn. Quando ele me contou sobre o projeto, eu naturalmente queria interpretar James Dean. Isso mudou abruptamente com o script. Dennis Stock foi, nas primeiras versões do roteiro, uma pessoa absolutamente insuportável. Desses idiotas, eu gosto. E eu estava interessado em sua situação. Ele queria ser um artista. Mas suas auto-dúvidas sobre se ele era de fato um bom artista, como ele via a si mesmo, fica na sua maneira de realmente se tornar um. Em seguida, houve a questão emocionante do que os artistas podem fazer um pelo outro. Dennis encontrou James Dean por seu estilo. Mas o que foi que ele fez para o outro? Talvez a resposta é muito simples. Ambos se sentiram felizes com essa amizade.

James Dean é um modelo para você?

É incrível como ele joga com a câmera. Ele levanta, mas parece tão natural que o espectador não nota. Ele sabe exatamente usar vantajosamente seu rosto, como na série de fotos de Dennis Stock que tornou-se uma marca final para a sua imagem. Aquele era um mundo completamente diferente. Naquela época, você poderia dizer de um fotógrafo que ele/ela era um artista, agora você está apenas fazendo a foto e o deixa.

Você queria em um primeiro momento interpretar James Dean porque vocês eram/são parecidos, porque você estava em destaques muito cedo?

Sua fama tinha outra base. Seus fãs estavam insatisfeitos com suas vidas. Eles esperavam que ele mostrasse como eles poderiam viver. Esta é uma enorme pressão em uma fase da vida em que você nem mesmo sabe onde você está indo. Eu nunca estive nessa situação. Os fãs queriam "Twilight." Você pode me querer. Mas eles o viam como uma receita para a sua própria vida.

Quando você apresentou "Crepúsculo" há vários anos em Berlim, os jornalistas foram impondo tantas regras que as conversas normais eram impossíveis. Como você se sente sobre essa situação?

Era muito ingênuo e apenas entrei em ação, não estava preparado para o momento. Nós estavamos protegidos, para que pudéssemos falar sem piadas estúpidas e falar sobre coisas estúpidas. Todo mundo estava tão preocupado com a nossa imagem. Na época, eu não me sentia como ele. Percebi isso depois, quando eu era reconhecido em todos os lugares.

Você gosta de sessões de fotos?

Isso depende do fotógrafo. Nas minhas primeiras sessões eu estava totalmente confuso e tenso. Até que eu percebi que há tantas imagens feitas que algumas serão boas. Isso me fez mais relaxado. Ainda assim, eu não sou o maior fã dessas sessões e de tais fotos. Eu, muitas vezes, não me reconheço nelas.

Você tirar fotos de si mesmo?

Eu nunca tiro fotos. Eu fiquei preocupado por algumas semanas antes de usar a câmera de Dennis Stock. Eu realmente nunca usei. Se você entra em uma sala com uma câmera, ela imediatamente forma uma atmosfera tensa. Isso é o que eu quero evitar.

'50 tons de cinza' foi inspirado por "Twilight". Você tem alguma oferta para um papel na adaptação?

Se os produtores alguma vez me perguntaram? Eu nao consigo lembrar. Honestamente, eu nunca li o livro. Os compromissos que eu faço também depende de outros fatores, tais como o nome do diretor e não por especulações sobre sexo nos cinemas.

É sexo nos cinemas exigido hoje em dia?

O sexo é parte de nossas vidas. Os estúdios e diretores de blockbusters têm muito medo do sexo. Isso é estranho. Sexo conquistou a publicidade, mas Hollywood ainda está preso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Image and video hosting by TinyPic