19 maio 2016

Scan: Entrevista da Kristen para o Jornal El Pais, Espanha

Kristen Stewart, protagonista de 'Twilight' tem dois filmes em Cannes e prepara seu salto para a direção
Aparece num casaco de linho de terno e calça azul, camisa branca e colares variadas como correntes de pingente com fechaduras. Sem meias esportivas e sandálias. Na verdade, Kristen Stewart (Los Angeles, 1990) parece vestida mais para outro filme de Woody Allen (diretor, que abriu há uma semana o Festival de Cannes com Café Society), que para falar da estilista e assistente pessoal de uma estrela que também é medium e quer se comunicar com seu irmão gêmeo falecido recentemente, seu papel no Personal Shopper, de Olivier Assayas.

Graças a seu drama anterior, com Assayas (Clouds of Sils Maria), Stewart se tornou a primeira atrir americana a ganhar o César, o Oscar francês. Assim, a sua presença em Cannes com dois filmes da Seleção Oficial parece natural. "Estou muito confortável trabalhando em Paris, porque passo inadvertidamente...ou pelo menos me respeitam", diz ela a um grupo de jornalistas.

A moda é algo que interessa a atriz, que deixou para trás seus anos de Crepúsculo. "Eu tenho trabalhado desde que eu tinha 13 anos, então eu sei o que este mundo do cinema trás. E o que vem da moda. Eu gosto quando alguém está vestida reafirmando sua personalidade e acredita que os designers estão expressando através da roupa, que é uma forma de arte." Uma arte que, por vezes, escolhem outros. "Um bom assistente pessoal compreende seu chefe, e isso tem que transmitir claramente os seus desejos. Se ele falhar, normalmente a culpa é do chefe", diz a atriz.

Isolamento

"Em Personal Shopper meu personagem passa muito tempo sozinha, porque realmente é um filme sobre a solidão na sociedade de hoje. E o isolamento. Estou preocupada com a forma como nos relacionamos uns com os outros. Olhe Olivier: com ele, sempre o sento olhando para mim, que existo, que entende que em frente tem um ser humano. Vai mais além de fazer um filme". Algo que ela precisa. "Eu não sou uma atriz de método, mas nos scripts procuro o que relaciona meu papel comigo. Neste caso, além do mais, cheguei muito cansada depois de filmar cinco filmes puxados num ano numa filmagem que pedia-me todos os dias sem descansar um monte de horas. Que trouxe muito para o personagem; Eu estava indo dormir e dificilmente descansava. É o tempo que tenho levado ao limite sobre o meu corpo e eu acho que foi um grande decisão"

Em Personal Shopper há fantasmas, algo que não devia deixar de funcionar a protagonista de uma grande saga de vampiros e lobisomens. "Eu nunca o vi assim, nem que devia mentir para encarná-la. Você está procurando o pulso emocional e seguindo a trilha que você escreveu ao criador, aqui Olivier. Você não pode apresentar outras coisas ou agradar a todos, como parecia que tinha que acontecer com os leitores de Crepúsculo".

Stewart já parou agora sua carreira de atriz e busca financiamento para a sua produção, porque quer saltar para a direção, inicialmente num curta. "O primeiro será como um filme no final do curta. Eu levei quatro anos com algumas imagens presas em minha mente e, em seguida, será história. Ainda não tem título. Eu sei que vai levar cerca de dez minutos e quero fazer meus experimentos. Agora estou juntando a equipe." E termina tendo certeza na reunião: "Eu sei que vou filmar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Image and video hosting by TinyPic